O propósito é fazer deste site o berço da beleza da matemática. E a beleza cria um estado de emoção e êxtase. Cada visitante de uma galeria de artes ou de um museu ou de uma cidade, cada espectador de um cinema ou de um teatro, cada leitor de poesias ou romances ou contos, cada apaixonado por músicas ou musicais, não se sente atraído por tudo. Alguma coisa completa mais a emoção.
Assim também é com a matemática. Quem aqui entrar, viva a experiência de se emocionar nas páginas sobre a vida dos matemáticos que decifraram segredos, nas páginas sobre a aritmética, a geometria e a álgebra.
Vamos passear pelos caminhos que vêm desde a antiguidade. Caminhos que nos levam à Grécia, à Índia, à China, Mesopotâmia, ao Egito, a vários lugares. Vamos também trafegar nos novos caminhos abertos por Euler, Fermat, Rafael Bombelli, Gauss. Pelos infinitos de Cantor, pelas geometrias não-Euclidianas. Veremos a riqueza da polêmica entre intuicionistas e logicistas.
Vamos conhecer estudos sobre educação matemática e sobre os cientistas da educação matemática. Vamos ver como a matemática influenciou outras ciências e como elas influenciaram a matemática. Visitaremos a história da matemática feita no Brasil e dos matemáticos brasileiros.
O matemático Henri Poincaré se preocupou com a questão “Qual é a natureza do raciocínio matemático?”. Neste site sentiremos a emoção de viver no universo que esse raciocínio desvendou (ou será que criou?)!
